God Bless America



A questão é simples,porém, séria. O que você estava fazendo quando as aeronaves da American Airlines e United Airlines chocaram-se contra as Torres Gêmeas? Concerteza você lembra desse dia, pelo menos quem tinha 6 anos, como eu, lembro perfeitamente do momento em que a Rede Record interrompeu sua programação infantil e mostrou as imagens diretamente da cidade de Nova York.
Eram 8:00 da manhã quando o voo 11 da America Airlines decolou de Boston em direção a Los Angeles, 15 minutos depois os terroristas anunciaram o sequestro.Alguns minutos depois, mais precisamente às 8:25 os terroristas pediram a tripulação para que ficasse calma,pois tudo ficaria bem e se tentassem algo colocariam em perigo a todos. 8:26 da manhã,a aeronave muda de rumo e voa em direção a Nova York. Entre 8:38 e 8:41 aeromoças entram em contato com o aeroporto JFK e ,desesperadas, alertam os controladores que o avião está perdendo altitude rapidamente. Então, os controladores do JFK tratam o voo 11 como um sequestro e acreditam que o mesmo está se dirigindo ao aeroporto, então eles abrem pista para que o avião possa entrar em processo de aterrisagem.

8hras46min40seg:O Voo AA 11 bate contra a Torre Norte do World Trade Center em NovaYork.

Às 8:14 da manhã o Voo 175 da United Airlines decola de Boston com sentido a Los Angeles. Pilotos do voo 175 fazem o último contato coma torre às 8:42, eles relatam uma “transmissão suspeita” feita por outra aeronave. A transmissão era do voo 11 da AA.
Entre 8:42 e 8:46, terroristas iniciam o ataque ao voo 175, usando facas e spray de pimenta. O piloto e o co-piloto foram mortos. Eram,aproximadamente, 8:58 da manhã, quando o voo 175 da UA muda de rumo,se dirigindo a Nova York.

9hras03min11seg:O Voo 175 da United Airlines bate contra a Torre Sul do World TradeCenter.
Não parou por ai, o voo 77 da AA também foi sequestrado e se chocou contra o Pentágono em Washington D.C.
O voo 93 da United Airlines decolou de Nova Jersey com destino a Califórnia, porém foi sequestrado e jogado contra o solo em um campo vazio em Shanksville, na Pensilvânia.
Histórias,relatos,documentários,depoimentos, etc, passam a todo momento na Tv aberta e também em canais voltados para esses gênero. São 10 anos de dor, de tristeza,de perdas de milhares de inocentes. São 10 anos de imagens fortes e até que não tinha idade suficiente para saber o que era um ataque terrorista, lembra perfeitamente da cena em que as duas torres foram atingidas.
A inocência de uma criança de 6 anos fez pensar que o avião, simplesmente, perdeu o controle e bateu no prédio. Somente alguns anos depois,e com um nível de maturidade maior,fui descobrir o que era realmente um atentado. Descobri que enquanto eu nem me ligava no que estava acontecendo, o mundo entrava em desespero, em estado de calamidade, a população mundial se preocupava com o futuro e todos se perguntavam.. e agora? O que será de nós? Haverá talvez uma Terceira Guerra ? Ninguém sabia de nada, nem o que estava acontecendo. O mundo parou na manhã do dia 11 de setembro de 2001.
Nova York é uma cidade muito especial para mim, quem me conhece sabe muito bem disso.Os Estados Unidos é um país que me agrada e não tenho o anti-americanismo que praticamente toda a população brasileira possui. A maneira de pensar que tudo foi uma mentira para chamar atenção do mundo. Podem dizer o que for, mas eu amo os Estados Unidos e principalmente Nova York. E lembrar de tudo o que ocorreu,com certeza doi muito.
Hoje,no lugar dos prédios do World Trade Center, existe um memorial, uma piscina que não enche ate a capacidade máxima com uma cascata. E no meio dela,um buraco onde a água cai e volta para a cascata e assim sucessivamente. O significado é simples e ao mesmo tempo óbvio: A cascata são as lágrimas dos americanos que sempre se renovam ao lembrar dos atentados, e a piscina que não se enche ate seu limite máximo significa um buraco, uma dor e embora o tempo passe ela nunca vai passar.

0 comentários:

Postar um comentário